João Batista de Jesus Ribeiro, o João Ribeiro, assumiu ainda muito jovem o papel de homem da casa, com a morte prematura do pai. Tomou para si a responsabilidade de cuidar de seis irmãos caçulas e da mãe, que estava grávida quando perdeu o marido. João Ribeiro fez de tudo um pouco para promover o sustento da família: trabalhou na roça, foi engraxate e office boy.
O menino humilde que engraxava sapatos, só foi calçar o seu primeiro par aos 12 anos. E esse mesmo menino esguio dos rincões de Goiás pisou os pés no tapete verde da Câmara Federal e o salão nobre do Senado.
João Ribeiro destacou-se como o parlamentar que mais destinou recursos para os municípios do Tocantins. Está cravado na memória de cada tocantinense a vida pública honrada e as obras que o Senador deixou para o Estado.
Mais de 140 creches, quase 30 travessias urbanas, casas populares, asfalto, escolas de tempo integral e incontáveis benefícios.
Foram 30 anos dedicados à vida pública, num sacerdócio de ajudar o próximo. João Ribeiro foi vereador em Araguaína, prefeito de Araguaína, deputado estadual, duas vezes deputado federal, e duas vezes Senador da República. Ele deixou mais de um milhão de moradores do Tocantins órfãos dos seus cuidados como um político municipalista e dedicado ao seu povo.
O senador João Ribeiro morreu em 18 dezembro de 2013, aos 59 anos, de complicações decorrentes de um doença rara detectada em maio de 2012 - a Síndrome Mielodisplásica Hiperfibrótica (SMD).
Legado do pai
Luana sempre esteve junto ao pai, e com ele aprendeu a fazer política de uma maneira municipalista. João Ribeiro partiu, mas o fruto do seu trabalho continua vivo na memória dos tocantinenses.
Aos 27 anos, Luana Ribeiro aceitou o desafio de entrar para a política. Ela que tomou gosto por movimentos sociais, logo cedo, e militou em movimentos estudantis na faculdade de Turismo, decidiu dedicar-se à vida pública para fazer mais pelas pessoas.
No começo, o senador João Ribeiro resistiu à ideia porque sabia que a política tem seus altos e baixos, mas depois, vendo o talento e a dedicação da filha, teve nela sua principal companheira.
Durante o ano de 2010, Luana Ribeiro percorreu todo o Estado ao lado do pai, na campanha vitoriosa de reeleição dele ao Senado. Em 2012, ele esteve ao seu lado, apoiando e orientando durante sua campanha para prefeitura de Palmas.
Luana segue os passos do pai e tem a responsabilidade de levar seu exemplo adiante.