A deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro, participou de reunião do Conselho Estadual de Saúde realizada nesta terça-feira, 23, no Ministério Público Estadual (MPE).
O objetivo foi discutir as emendas parlamentares destinadas à saúde e alinhar as necessidades apontadas pelo Conselho às emendas apresentadas pelos deputados. Além de Luana, o deputado estadual Olyntho Neto também esteve presente; já o secretário de Saúde, Marcos Musafir, que, segundo o Conselho foi convidado para o evento, não compareceu. Uma nova reunião deve ser agendada em março, no plenário da Assembleia Legislativa.
“Todas as vezes que for convidada a participar, eu virei porque a saúde é uma prioridade no meu mandato, desde o primeiro dia. Agora como vemos, os problemas na saúde são, basicamente, de gestão”, afirmou Luana. A deputada apontou ainda que o Conselho pode solicitar para a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), o relatório detalhado das emendas parlamentares para verificar o encaminhamento de cada deputado. “Para que os resultados sejam efetivos, é necessário que haja um levantamento detalhado e o governo tem que repassar esses dados que estão na Seplan e no Portal da Transparência”, disse.
Carretas
Foram questionadas as carretas da saúde, que oferecem serviços de oftalmologia. O presidente do Conselho, Anderson Oliveira Costa, afirmou que o Conselho não aprovou as ações. Luana Ribeiro reafirmou que, mesmo que o programa atenda bem à população, as carretas são serviços complementares. “Temos os serviços básicos faltando no hospital. As cirurgias das carretas são eletivas, ou seja, não são de emergência”, frisou.
Participaram da reunião, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Anderson Oliveira Costa , o procurador geral de Contas, Zailon Miranda Lago, Seilane Parente Nolasco, representando a OAB/ Tocantins, Promotora de Justiça Maria Rosely Alves Pery, entre outras autoridades.