Será realizada nesta terça-feira, 12, às 14 horas, na Assembleia Legislativa, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 2 de abril. O evento é uma solicitação da deputada estadual Luana Ribeiro (PDT), que convida a sociedade para a sessão. “É uma luta que diz respeito apenas às pessoas que carregam essa condição. Defender o autista é dar visibilidade a eles”, disse Luana.
Na ocasião,a médica pediatra Luciana de Souza, que atende pelo Programa Saúde da Família, da Rede Municipal de Araguaína, será homenageada.
A médica, que tem um filho autista, há sete anos dedica sua vida em pesquisas sobre o assunto. "Um dos objetivos é ajudar pais, professores e outros médicos a detectar precocemente o autismo em crianças. Visto que a aceitação de uma criança com o autismo é os princípios básicos para se obter resultados no tratamento", explicou.
Sobre a homenagem, a médica disse que é um reconhecimento. "O trabalho desenvolvido em Araguaína é através da Associação de Pais de Autistas. Essa homenagem não é só minha é para todos eles. Estou apenas representado os que participam juntos da associação", destacou.
Autismo
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, de acordo com os especialistas, aparece nos três primeiros anos de vida da criança. O autismo pode comprometer habilidades importantes do desenvolvimento como comunicação e interação social.
Alguns sinais podem ser detectados em bebês. Não fazer gestos com as mãos, com um ano e seis meses de vida, não falar palavras simples e aos dois anos não conseguir formar nenhuma frase ao falar são exemplos de ações que podem indicar uma criança autista.
De acordo com a médica pediatra Luciana Souza, outras características são: o não-gosto por cores e objetos iguais e colocar os brinquedos em fila. A terapia cognitiva é o tratamento base para crianças autistas.
Serviço
O quê: Sessão solene na Assembleia Legislativa sobre Autismo;
Onde: Plenário da Assembleia, em Palmas;
Quando: Amanhã, dia 12, a partir das 14 horas.
(com informações do Portal Arnaldo Filho)