A Assembleia aprovou na tarde desta quarta feira, 25, em segunda fase de votação, um projeto de decreto legislativo de autoria do deputado Ricardo Ayres (PSB) que susta os efeitos da portaria nº 29 de abril de 2016, que criou a taxa de inspeção veicular ambiental.
A deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) votou a favor do decreto e contra a taxa. “Ninguém suporta mais taxas. Quero parabenizar a Assembleia que atende aos anseios da sociedade. A democracia só será saudável e verdadeiramente democrática quando o Poder Legislativo for independente”, destacou Luana.
Por meio da portaria, agora suspensa, Detran e Secretaria do Meio Ambiente regulamentaram a cobrança de tarifa pela realização da inspeção veicular ambiental. A seguir, o Departamento de Trânsito credenciou a empresa Oxigênio Vistoria Ambiental de Veículos Automotores (O2 Oxigênio) para realizar o serviço e coletar os recursos.
O valor recebido pela empresa O2 Oxigênio tinha como destino 10% para o Detran e 10% para Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O restante, 80%, ficaria com a empresa terceirizada. Impopular, a taxa só foi cobrada por 10 dias em maio e, a seguir, suspensa por decisão da juíza Silvana Parfieniuk. Por sua vez, o pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em despacho publicado no último dia 17, suspendeu os efeitos da portaria. ( Com informações de Elpídio Lopes/Ascom AL)