Atendendo ao requerimento da deputada estadual Luana Ribeiro (PDT), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, e da Ordem dos Advogados do Brasil/TO (OAB/TO) tem início nesta terça-feira,14, o Projeto de Responsabilidade Compartilhada para a Segurança Pública. A ação é realizada em parceria entre a Assembleia e a OAB/TO (Ordem dos advogados do Brasil/Tocantins).
A primeira audiência acontecerá nesta terça-feira, às 19 horas, no auditório do Fórum da Comarca de Porto Nacional, localizada na área do Centro Olímpico Ademar Ferreira. O evento é aberto ao público. Antes, às 17h, a deputada Luana, o presidente OAB-TO, Walter Ohofugi, e uma equipe técnica da OAB visitarão a unidade prisional de Porto Nacional, para verificar inloco as condições de funcionamento.
As audiências devem acontecer também em Araguaína, Colinas, Dianópolis, Lagoa da Confusão, Miracema, Paraíso do Tocantins e Augustinópolis. As localidades foram escolhidas conforme sua influência social, econômica e política, formando o que se pode denominar de microrregiões metropolitanas.
Violência
De acordo com o Mapa da Violência divulgado em 2014, Porto Nacional é a cidade mais violenta do Tocantins, proporcionalmente, ocupando o 120º lugar no ranking nacional. A relação considera, para fins estatísticos, apenas as cidades com mais de 20 mil habitantes.