"Homenagem justa e emocionante! Meu pai era um homem simples e trabalhador, e esta obra vai ajudar muitos trabalhadores a transformar suas vidas através do ensino profissionalizante". Assim a deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) agradeceu ao presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires, e à diretoria da instituição por ter dado o nome do senador João Ribeiro ao Centro de Formação Profissional (CFP) inaugurado nesta quarta-feira, 22, em Taquaralto.
Em discurso emocionado, Luana relembrou histórias de seu pai e de como ele incentivava a educação. "Ele sempre nos dizia que educação era um patrimônio muito valioso, que ninguém podia nos tirar. Era o senador das creches por acreditar que a educação era o futuro", afirmou.
O Centro de Formação Profissional Senador João Ribeiro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Tocantins atenderá 450 pessoas/dia e funcionará em período integral.
Roberto Pires destacou que a ideia é descentralizar os atendimentos. “Mais da metade da população de Palmas mora na região sul, dessa forma as pessoas que buscam as capacitações do SENAI não têm mais necessidade de se deslocar até o centro da cidade”, observou, acrescentando que inicialmente 20 cursos estão sendo oferecidos na nova unidade, mas dependendo da demanda pode haver alteração.
Pires lembrou ainda de sua amizade com João Ribeiro. "Foi um grande amigo, homem simples, trabalhador, empreendedor que acreditou no Tocantins e antes de ser político gerou muitos empregos com suas óticas. Um dos melhores senadores que o Tocantins já teve", disse.
Também participaram da inauguração, a viúva do senador, Cinthia Ribeiro com o filho caçula, João Antônio, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, os deputados estaduais, Eduardo Siqueira Campos, Mauro Carlesse, Cleyton Cardoso, Wanderlei Barbosa, Ricardo Ayres e Olyntho Neto, a diretora regional do SENAI, Marcia Rodrigues, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Manoel Pires, o conselheiro Napoleão Sobrinho, entre outras autoridades.
Estrutura
Com capacidade para atender 450 alunos/dia, o CFP de Taquaralto conta com cinco salas de aula, auditório com capacidade para 100 pessoas, biblioteca, lanchonete, laboratórios de vestuário, modelagem, panificação e tecnologia da informação, além de bloco administrativo e espaços reservados para laboratórios que poderão ser montados conforme a demanda da indústria local. Mais de 20 cursos estão com inscrições abertas em várias áreas.