Em sabatina realizada na Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA) nesta quarta-feira, 29, a deputada estadual e pré-candidata à Prefeitura de Palmas, Luana Ribeiro (PDT) apresentou seu plano de governo na melhoria da saúde, educação, segurança, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e crescimento econômico. “Quero fazer uma administração integrada. Não adianta falar em saúde se não tem asfalto, se há lotes baldios com mato alto e sujeira. Não adianta falar em segurança, se não temos iluminação adequada, educação nas escolas, programas sociais e espaços públicos ocupados”, disse Luana.
A pré-candidata, que foi recebida pelo presidente da ACIPA, Kariello Coelho, ressaltou ainda que pretende adotar a desoneração fiscal e a desburocratização dos serviços públicos municipais para alavancar o crescimento. “A história nos mostra exemplos que baixar impostos facilita o desenvolvimento. Além disso, não se pode mais esperar que uma empresa passe tanto aperto com burocracia”, afirmou.
Luana Ribeiro também se mostrou preparada para administrar a Capital. “Não quero ser mais uma na Prefeitura de Palmas. Quero fazer a melhor administração a nossa cidade já viu, mas se não me derem a oportunidade nunca vão saber”, ponderou.
Taxas
Luana criticou o excesso de taxas que o palmense paga. Se for eleita, ela se comprometeu a revisar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). “Temos que fazer uma revisão na planta de valores imobiliários”, afirmou. Ela também propôs reavaliar a cobrança do estacionamento rotativo. “Do jeito que está sendo feito não pode ser aceito: a Prefeitura fica com apenas 8% do que é arrecadado”. Luana também falou sobre as multas aplicadas. “A multa não pode deixar de ser uma punição para ser uma indústria. A sociedade paga uma alta fatura e qual o retorno que a sociedade tem das multas aplicadas, onde está indo este dinheiro?”, questionou.
Anéis viários
A pré-candidata defendeu a construção dos anéis viários Norte e Sul. “Se não trabalharmos para que sejam concluídas as vias públicas e o anel viário teremos sérios problemas no futuro”, destacou. Ela lamentou que os recursos federais para a construção do Anel Viário Norte já tenham voltado por falta de projetos.
BRT
Luana afirmou que é a favor do Bus Rapid Transit (BRT). “Palmas é uma cidade planejada que comporta o BRT. Sou a favor do BRT, mas tem que ser feito com responsabilidade e transparência”, destacou.
Turismo
Turismóloga por formação, Luana disse que implementará políticas públicas para desenvolvimento sustentável do turismo. “Precisamos valorizar a nossa cultura, o que é nosso: o chambari, a buchada, a paçoca e as nossas belezas naturais. Temos um grande potencial e vamos explorar com sustentabilidade”, frisou.
A sabatina durou cerca de 1h30 e foi transmitida ao vivo pela Fanpage de Luana Ribeiro no Facebook. A realização do evento é da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas), da Associação Tocantinense de Supermercados (Atos), da Associação dos Distribuidores e Atacadistas de Tocantins (Adat) e da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).