O projeto da deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) que obriga bares, restaurantes e estabelecimentos similares a servirem, gratuitamente, água filtrada aos clientes vira lei. A iniciativa visa beneficiar a população economicamente ativa que precisa almoçar fora de casa. “Os empresários do ramo da alimentação também podem lucrar com o aumento no volume de vendas, já que atrairão mais clientes, oferecendo este diferencial”, argumenta a deputada.
Segundo Luana, o que a motivou a apresentar o projeto foi pensar nas pessoas que trabalham e estudam e não conseguem ir para casa fazer suas refeições. “Uma grande maioria das pessoas não consegue custear uma refeição e uma bebida todo dia. Nossa intenção é movimentar os restaurantes e proporcionar uma economia para as pessoas”, afirma. O projeto teve aprovação da classe e de entidades empresariais. A população também se sentiu beneficiada com a lei.
O projeto de lei foi apresentado no ano passado e aprovado no último dia 02 de setembro. A lei Nº3.133 foi publicada Diário Oficial de 6 de setembro e entra em vigor após 30 dias da sua publicação. Os estabelecimentos ficam obrigados a afixarem cartazes informando da gratuidade da água potável.