O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, prefeito Jairo Mariano (PDT) , membros da ATM e prefeitos estiveram nesta quarta-feira, 29, na Assembleia Legislativa com o presidente e a vice-presidente da Casa, respectivamente, deputado Mauro Carlesse (PHS), e deputada Luana Ribeiro (PDT).
O objetivo do encontro foi apoiar a decisão Assembleia contra a ação do Ministério Público Estadual (MPE) que suspendeu as emendas parlamentares para shows, temporadas de praia, feiras agropecuárias, vaquejadas, eventos esportivos e religiosos em 2017 e 2018. A deputada Luana Ribeiro falou da importância das emendas para a economia dos municípios. “Araguanã, por exemplo, espera o ano todo pela temporada de praias, quando o comércio vende o dobro, gera renda e melhora a economia”, destacou a vice-presidente. De acordo com ela, os recursos de emendas dos 24 parlamentares não representam nem 1% do valor geral do orçamento. “A saúde e a Educação têm verba carimbada pelos Ministérios e são recursos que não interferem nas emendas”, explicou Luana.
O pensamento foi confirmado pelo presidente da ATM, Jairo Mariano. De acordo com ele, sem as emendas os municípios sofrem. “Cada município sabe de suas dificuldades e de como os recursos são bem-vindos”.
Para Mauro Carlesse, a Assembleia Legislativa sempre se pautou pelo respeito e autonomia dos Poderes e pela defesa dos interesses da população tocantinense, por isso, não pode haver interferência que vise dificultar as ações dos parlamentares estaduais em favor de seus representados.