Visando ampliar as oportunidades de negócios para jovens empresários, a deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) apresentou na sessão desta terça-feira, 04, o projeto de lei que institui o programa estadual de incentivo ao Jovem Empreendedor, a ser desenvolvido em escolas públicas e privadas do Estado.
Entre os objetivos está a melhoria na qualidade gerencial dos empreendimentos no Estado, além do desenvolvimento local e o fomento da economia. “O jovem brasileiro tem potencial, tem criatividade e pode se tornar um empreendedor. O empreendedorismo é um caminho promissor para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, com a educação empreendedora é possível estimular o desenvolvimento do aluno e estimular a criação de novos negócios”, destacou Luana.
Estatísticas
Um estudo do Global Entrepeneurship Monitor (GEM), realizado em parceria com a London Business School, o Babson College e, no Brasil, Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) mostra que, entre os países desenvolvidos e emergentes, o chamado G20, o Brasil e a Rússia são os únicos nos quais os empreendedores na faixa de 18 a 24 anos representam um número maior do que aqueles que têm 35 anos ou acima disso. Em 2010, o primeiro grupo representou 17,4% dos empreendedores nacionais.
Hoje, o grupo dominante é formado por jovens adultos de 25 a 34 anos - soma 22,4%. Mas os que têm de 18 a 24 anos vêm logo atrás e formam a faixa que mais cresceu na última década: 7,4%.