Os 409 aprovados no concurso da Defesa Social nos cargos do Sistema Socioeducativo serão nomeados nos próximos dias pelo Governo do Estado. A autorização para a nomeação foi feita pelo governador Marcelo Miranda na tarde desta quinta-feira, 29, durante a entrega de armas, munições e uniformes para o sistema prisional. Presente no evento, a deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) comemorou a notícia.
“É uma reivindicação antiga dos concursados e nossa também. Acompanhamos cada fase do concurso, cobrando, auxiliando e reivindicando as nomeações. Hoje é um dia de vitória para o sistema prisional”, destacou.
De acordo com a assessoria do Governo, as nomeações devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
Segundo o governador, a nomeação demonstra o compromisso de seu governo com a Segurança Pública. Miranda também destacou a presença da deputada Luana, representando a Assembleia Legislativa. “Isso é a democracia. Aqui não há oposição ou situação, aqui há o Tocantins”, disse.
Projeto de lei
Durante seu discurso, Luana Ribeiro ressaltou a parceria de seu mandato com as secretarias de Segurança e Cidadania e Justiça para elaboração de projetos e emendas que beneficiem a população. A parlamentar lembrou que há um projeto de lei de sua autoria tramitando na Assembleia Legislativa, que dispõe sobre o trabalho nos presídios e que conta com emenda sugerida pela secretária da Seciju, Gleidy Braga. “A secretária Gleidy tem sido uma grande parceira, contribuindo com ideias e sugestões e acrescentando positivamente ao nosso trabalho”, agradeceu Luana.
Entrega de viaturas
A solenidade de entrega de veículos, armamentos, munições, uniformes e carteiras funcionais para o Sistema Penitenciário Prisional do Estado foi realizada pelo Governo do Estado, na sede da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, em Palmas.
O Tocantins foi beneficiado pela Força de Segurança Nacional com 1.561 cartuchos, 350 granadas, 35 carabinas, 50 espargidores (sprays) e 35 pistolas, que serão distribuídas a todas as unidades prisionais do Estado. Já os sete veículos, modelo furgão-cela, serão destinados às Casas de Prisões Provisórias de Palmas, Augustinópolis, Dianópolis, Gurupi, Paraíso, a Unidade Prisional Feminina de Talismã, e a Unidade de Tratamento a Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTBG), em Araguaína. (Com informações SECOM-TO) Fotos: Miller Freitas/Seciju