A deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) participou nestas segunda e terça-feira, dias 13 e 14, respectivamente, das festividades em comemoração aos 59 anos de emancipação política de Araguaína. Na terça, Luana participou da inauguração da Via Lago, cartão postal da cidade. A solenidade, que aconteceu no calçadão evidenciou o lado democrático da obra, que torna o Lago Azul acessível para a população e abre uma série de inaugurações de obras significativas para a história da região.
A deputada estadual Luana Ribeiro destacou que a Via Lago é a última obra com recursos destinados pelo seu pai, João Ribeiro, após sua morte. “Hoje estou embargada de emoção por ver a última obra do senador João Ribeiro concluída. Hoje o prefeito Dimas é a maior autoridade do Tocantins porque entrega a maior obra. As obras valem mais que qualquer marketing. Araguaína é um canteiro de obras”, disse Luana.
Para o prefeito Ronaldo Dimas (PR) a entrega é um sonho realizado. “Hoje é a primeira de muitas obras importantes não só para Araguaína, mas para toda a região, como o Centro de Especialidades em Reabilitação (CER), que será referência em saúde, e o Parque Cimba, que já foi inaugurado pela população”, citou Dimas.
O prefeito agradeceu a todos que colaboraram com a obra e citou que a inauguração foi a primeira etapa do projeto. “Estamos dragando para construção de uma ilha, com um restaurante e dois quiosques ao longo da Via Lago. Estamos também com a parceria público-privada para a canalização do Córrego Neblina em uma grande área onde será construído o Centro de Convenções e uma parceria também que tem como contrapartida a construção do Centro Administrativo do Município”.
Na segunda-feira, os parlamentares Mauro Carlesse (PHS), presidente da Assembleia, Olyntho Neto (PSDB), Luana Ribeiro (PDT) e Wanderlei Barbosa (SD) visitaram a obra.
Via Lago
A Via Lago começa na foz do Córrego Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo pelos setores Jardim das Mansões, Jardim do Lago, Lago Azul, Parque do Lago e Cidade Nova. A via será um ponto de turismo e lazer para a comunidade.
A nova avenida conta com luminárias de LED com rede subterrânea, pistas duplas, ciclovias, áreas verdes, guarda-corpos e um calçadão com grafismos inspirados nos povos indígenas, especialmente os Karajá. A ideia foi do prefeito Ronaldo Dimas devido ao contexto regional e cultural da obra e para fazer uma homenagem aos primeiros habitantes da região.
Na primeira etapa da Via Lago, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita parte da terraplanagem. Para a segunda etapa, o Governo Federal e o Município disponibilizaram recursos de R$ 13,5 milhões, com contribuição na liberação de recursos dos senadores João Ribeiro (in memoriam) e Vicentinho Alves e do deputado federal César Halum. (Com informações Dicom AL/ Prefeitura de Araguaína)