A deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) acompanhou os empresários e representantes das Associações Comerciais do Tocantins e outras entidades ligadas ao setor em uma reunião com o governador Marcelo Miranda nesta terça-feira, 12. Na pauta do encontro, discutir alternativas de incentivos fiscais às micro e às pequenas empresas.
Luana Ribeiro intercedeu pelo encontro e é uma das representantes dos empresários na Assembleia Legislativa. Ela defende os incentivos e a manutenção do sublimite de forma a aliviar as pequenas empresas. “A Assembleia e é parceira do empresariado, que é um gerador de empregos no Tocantins e no Brasil”, disse Luana. Segundo ela, o Estado ser o único empregador dificulta a economia e é preciso incentivar as microempresas e os pequenos negócios. “Temos que incentivar e desonerar os empresários para geração de mais empregos”, afirmou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA), Dearley Kuhn, disse que 74 pontos comerciais foram fechados em Araguaína este ano. “Não podemos mais fechar postos de trabalho”, destacou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Fabiano do Vale, defendeu a diminuição do Imposto ICMS. “Nem sempre reduzir a alíquota significa redução de arrecadação. Com alto imposto, os consumidores passam a comprar pela internet e o governo perde. Hoje defendemos comprar do pequeno, mas como fazer isso se há muito imposto embutido?”, questionou.
Governo se mostrou parceiro - O governador destacou que reconhece as dificuldades do setor e que sua gestão vê o segmento produtivo como parceiro do Governo. “É gratificante receber um grupo empresarial dos mais diversos segmentos para discutir propostas para o crescimento da economia. Isso facilita a nossa tomada de decisões e determinamos à equipe um estudo para chegarmos a uma proposta que atenda a todas as partes envolvidas: empresários e governo”, explicou Marcelo Miranda.
Dearley Kuhn, presidente da ACIARA, afirmou que a reunião foi bastante positiva, uma vez que o governador mostrou-se sensível aos problemas da categoria. “O governador ouviu as nossas demandas e autorizou a Secretaria da Fazenda a estudar o assunto e, caso seja viável, será encaminhada proposta para análise da Assembleia Legislativa”, resumiu.
Levantamento técnico - Presente na reunião, o superintendente de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda, Alessandro Ramos Marques, explicou que, por determinação do governador, será realizado um levantamento técnico e jurídico para atender o pleito da categoria, que afeta diretamente a geração de emprego e renda nos municípios do Estado. “O governador nos orientou que busquemos alternativas o mais rápido possível para que seja encaminhada proposta à Assembleia Legislativa em tempo hábil de aprovação pelos deputados”, explicou o superintendente.
A reunião contou ainda com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão; do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alessandro Castro; e do procurador-geral do Estado, Sérgio do Vale. (COM INFORMAÇÕES SECOM-TO)