Aprovados no último concurso da da Polícia Civil lotaram a galeria da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 22. Eles reivindicam que o Curso de Formação seja incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016. O pedido tem o apoio da deputada estadual Luana Ribeiro (PR), vice-presidente da Casa. “Precisamos valorizar a polícia porque quanto mais ela for valorizada, mais a sociedade estará segura”, disse Luana.
Segundo os manifestantes, o concurso da Polícia Civil, no qual eles fizeram a prova e foram aprovados, está paralisado desde dezembro de 2014 porque o Governo do Estado alega não possuir previsão orçamentária para dar andamento e convocar os aprovados. “Sabemos que a crise está em todo o país, mas, grande parte dos governantes, tem buscado alternativas, cortando na própria carne, reduzindo gastos para driblá-la. Não é o que temos visto no Governo do Tocantins. O curso pode não estar na LOA, mas o concurso com certeza estava previsto, já que foi realizado”, destacou a parlamentar.
Luana Ribeiro também reforçou que foi a primeira deputada a defender a Polícia Civil e a Polícia Militar e que não ficará inerte nesta questão. “Hoje temos um déficit de 1.326 policiais civis no Estado, isso fora os policiais militares. O Tocantins, que era um estado ordeiro, começa a sofrer com a violência e não podemos aceitar isso. Vamos valorizar a sociedade, deixando que aqueles que estudaram e se capacitaram assumam os cargos na polícia civil”, frisou.
De acordo com os policiais, a inclusão do curso de formação na LOA e a convocação dos aprovados custará cerca de R$ 3,5 milhões.
Dia da árvore
Em comemoração do Dia da Árvore, celebrado ontem, 21 de setembro, a deputada estadual Luana Ribeiro distribuiu aproximadamente 50 mudas de oitis e jambos aos parlamentares, profissionais de imprensa e demais pessoas que estavam na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira. “As árvores têm importância vital, além de reter o dióxido de carbono em excesso no ar, fornece a maior parte do ar que respiramos, sem contar a necessidade de todas as plantas para a nossa sobrevivência humana”, afirmou Luana que disse ainda: "espero que minha ação mobilize as pessoas, incentivando-as a plantarem mais árvores”.