Já é lei: o governador Mauro Carlesse sancionou o projeto da deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB) e instituiu, no calendário oficial do Estado, a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate ao Suicídio, que será realizada na semana do dia 10 de setembro, de cada ano.
Com a sanção da Lei nº 3.440, de 11 de abril de 2019, o Governo determina que sejam realizadas atividades desenvolvidas durante a Semana de Prevenção ao Suicídio, no intuito de promover a conscientização social e as diversas formas de prevenção; estimular ações educativas por parte dos diversos segmentos sociais e instituições públicas; difundir os conhecimentos científicos relacionados ao tema, avaliar e aprimorar as políticas públicas direcionadas à promoção da conscientização, prevenção e combate ao suicídio.
Luana comemorou a conquista. Segundo a parlamentar, a ideia de criar o projeto se dá em atenção ao fato do suicídio ser um dos grandes problemas de saúde pública mundial, afetando famílias de todos os países, incluindo o Brasil e o Tocantins.
“Por conta da gravidade e da enorme incidência do agravo no território tocantinense, e verificado que as redes de conscientização, prevenção e combate ao suicídio necessitam de articulação, investimento, interação e colaboração do Poder Público, vimos a necessidade de criar a Semana, como estímulo à discussão, à produção científica, ao enfrentamento em face dos alarmantes números envolvendo o suicídio em nosso Estado”, pontua a deputada.
Dados
A Organização Mundial de Saúde (OMS), destaca que a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta, sendo a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. No Tocantins, de acordo com informações do Governo do Estado, foram registradas, no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 3.170 lesões autoprovocadas intencionalmente e 359 mortes por suicídio, entre 2016 e o primeiro trimestre de 2019.