Proposta pela deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB) será realizada nesta quinta-feira, 26, às 15h, na Assembleia Legislativa, sessão solene em homenagem às famílias dos doadores de órgãos. Na ocasião, serão discutidos também os números de doações no Estado, e as políticas públicas para melhorar o cenário local.
É de autoria da deputada Luana a lei nº 3.432 que institui a campanha Setembro Verde de incentivo à doação de órgãos e tecidos, dedicada a ações que visem conscientizar, orientar e sensibilizar a população da importância de avisar a família sobre doar órgãos e tecidos.
“Quanto mais informação as pessoas possam ter, mais doadores teremos. A doação parte da família, por isso quem quer ser doador precisa avisar a família desse desejo. Também é preciso equipar os profissionais da saúde para que estejam qualificados e treinados tanto na condução dos órgãos doados, quanto no transplante”, destacou Luana.
Tocantins
O Tocantins conta com uma Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Tocantins (CETTO), que é responsável principalmente pelo gerenciamento da lista de doadores/receptores e a distribuição de córneas oriundas do banco estadual ou de outros bancos do país, além da notificação e captação de órgãos e tecidos. As informações são da Secretaria Estadual da Saúde.
O Estado oferece ainda o serviço de transplante de córnea, desde 2016, por meio do Banco de Olhos Público (BOTO), responsável pela abordagem familiar, captação, processamento, preservação e armazenamento das córneas.
O Tocantins conta ainda com um serviço público de transplante de córnea no Hospital Geral de Palmas e três serviços privados credenciados aptos à realização de transplante. Com essa oferta, de 2016 a 2019, foram realizados no Estado 143 transplantes de córnea.
Brasil
No Brasil, segundo o portal do governo federal, o número de doações de órgão aumentou nos últimos anos. Os dados foram coletados junto à Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e mostram que o País vive o melhor cenário de doações em 20 anos. Em 2016, foram aproximadamente 25 mil transplantes e, em 2017, cerca de 27 mil, recordes que representam a retomada após alguns anos de retração e avanços pequenos.