Luana Ribeiro: “São 27 guerreiros que formaram nesse curso e agora estão prontos para melhorar as ações de intervenção rápida nas unidades prisionais do Estado”
Reconhecida por sua atuação parlamentar em prol da segurança pública do Tocantins, a deputada estadual Luana Ribeiro prestigiou a formatura da primeira turma do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) dos Sistemas Prisional e Penitenciário do Tocantins. A solenidade ocorreu na tarde desta sexta-feira, dia 25, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. São, ao todo, 27 novos servidores que vão atuar na melhoria das ações de intervenção rápida nas unidades prisionais. “São 27 guerreiros que formaram nesse curso e agora estão prontos para melhorar as ações de intervenção rápida nas unidades prisionais do Estado, aplicando os procedimentos e as técnicas adequadas, dentro da legalidade e do uso seletivo da força”, afirmou.
Para a parlamentar, o ingresso desses profissionais no sistema é vital para a segurança das unidades. “O nosso Estado era o único da federação sem um grupo de intervenção tática constituído. E agora, com o GIR, a realidade será outra, pois eles serão acionados nos momentos difíceis e de situações adversas em presídios e penitenciárias, garantindo a segurança nas unidades e, indiretamente, de toda a população.”
Os profissionais formados estão preparados para atuar em qualquer tipo de rebelião dentro dos presídios tocantinenses, com atuação estratégica e com o cumprimento da lei. “Com a primeira turma do GIR, o Tocantins dá um passo decisivo no fortalecimento e aprimoramento das atividades de segurança do sistema prisional. São profissionais altamente preparados”, disse. “É uma ação importante do Estado, uma iniciativa estratégica que resulta de planejamento e investimento na solução de possíveis conflitos nas unidades. A nossa esperança é que não ocorram problemas, mas temos a ciência que, com o GIR, o trabalho de solução desses conflitos terá êxito e qualidade”, complementou a parlamentar.
Na solenidade, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, em pronunciamento, fez questão de destacar o apoio da parlamentar. “É uma deputada que já lutava pela categoria e pelo sistema penitenciário antes mesmo dos senhores iniciarem o curso”, disse, se dirigindo aos formandos. “Atuante, a deputada Luana Ribeiro é uma grande parceira que temos na Assembleia Legislativa”, complementou.
Somente neste ano, por exemplo, Luana Ribeiro celebrou a convocação de aprovados no concurso da Defesa Social, uma das lutas da deputada, que assinou emenda retroativa de R$ 500 mil para custeio de bolsas de estudos dos alunos no curso de formação. E a aprovação da lei que altera a nomenclatura do Grupo de Defesa Social e Segurança Penitenciária, uma reivindicação antiga que garante a valorização da categoria e atende preceitos do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).