Luana Ribeiro: “Esse problema gera prejuízos e transtornos enormes à saúde e bem-estar da população. Uma atitude eficaz deve ser tomada”
A deputada estadual Luana Ribeiro esteve na tarde desta quinta-feira, dia 14, setor Bertaville, região sul da capital, com outros parlamentares e membros de instituições públicas para verificar a questão da poluição do lago da Usina de Lajeado, em Palmas.
Luana Ribeiro integra comissão para tratar do tema. A comissão é presidida pela deputada Cláudia Lélis. O grupo defendeu a participação dos órgãos de controle e da sociedade em geral no enfrentamento ao problema. “Esse problema gera prejuízos e transtornos enormes à saúde e bem-estar da população. Uma atitude eficaz deve ser tomada.”
A POLUIÇÃO
Um dos problemas para a apuração e possível punição dos responsáveis pela poluição, foi apontado pelo promotor de justiça do ambiental de Palmas, Fábio Lang. Segundo ele, nem o município de Palmas nem o Estado dispõem de laboratório credenciado para realizar testes com amostras da água do lago.
Para Fábio Lang, a BRK Ambiental – concessionária de água e tratamento de esgoto – precisa oferecer aos tocantinenses o mesmo tratamento dado pela empresa aos consumidores canadenses, onde fica a sede do grupo Brookfield, do qual a BRK faz parte.
“Mas a BRK não é a única responsável; existem micro parcelamentos na região do Taquaruçu Grande, como chácaras nas quais existem galinheiros, pocilgas que despejam dejetos diretamente na água, sem nenhum tratamento”, ponderou. (Com informações da Dicom da Assembleia Legislativa)