Luana Ribeiro defende oferta de serviço psicossocial para profissionais da segurança pública.
A fim de garantir atenção à saúde mental de profissionais da segurança, foi implantado na Secretaria de Segurança Pública (SSP -TO), o serviço de atendimento psicossocial remoto aos servidores da pasta. Em fevereiro deste ano, a deputada estadual Luana Ribeiro apresentou requerimento relacionado à temática, para a proteção da integridade mental de profissionais ligados à pastas, e em abril o serviço foi implantado pela secretaria, através da portaria nº 203.
A parlamentar comemora a realização do serviço e ressalta a sua importância para a proteção dos profissionais da segurança. “A pressão constante vivenciada em órgãos de segurança pode desencadear diversos transtornos psicológicos em seus agentes, dessa forma, a oferta de mecanismos para cuidados com a saúde mental é de extrema necessidade. É essencial que esse serviço esteja disponível para todas as forças de segurança”, afirmou.
Com a pandemia da Covid-19, a deputada estadual acredita que o atendimento torna-se ainda mais necessário. “Em um momento como esse, profissionais de serviços essenciais como o da segurança precisam continuar trabalhando, o que pode gerar grande instabilidade emocional. Diante disso, o apoio recebido através desse serviço, mesmo que de forma remota, auxilia na preservação da saúde mental dos servidores”, finalizou.
Atendimento
O atendimento está sendo ofertado aos policiais civis do Tocantins e servidores administrativos da secretaria, além de familiares de primeiro e segundo grau e cônjuges de servidores, com demandas de atenção psicossocial relacionadas a pandemia do coronavírus. De forma remota, estão sendo ofertados serviços de acolhimento social e psicológico, escuta qualificada e direcionamento de casos.
(Com informações da SSP)
*Vitória Soares - Ascom Luana Ribeiro