A deputada estadual Luana Ribeiro (PR) aderiu à campanha de doação voluntária de medula óssea nesta terça-feira, 16. A parlamentar doou sangue no posto instalado no hall da Assembleia Legislativa e entrou no cadastro de doadores do Homocentro Coordenador do Tocantins.
“Meu pai (senador João Ribeiro – in memoriam) fez transplante de medula e sei da importância desse ato. Convido todos a também se cadastrarem e doarem um pouco de si para salvar vidas”, disse Luana.
O posto instalado na Assembleia funcionará até às 18h, desta terça-feira. Segundo a Secretaria da Saúde, poderão se cadastrar servidores da Casa, bem como a população em geral. Para se cadastrar é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde e portar documento de identidade, CPF e endereço. No ato da doação, é necessário preencher uma ficha com informações pessoais e coletar uma amostra de 5 ml de sangue que passará por um teste de laboratório para identificar as características genéticas, que podem influenciar no transplante.
Medula óssea
Medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Nela são produzidos os componentes do sangue, que são as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. (Com informações Ascom/Sesau)