Hoje, dia 25 de Novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para comemorar a data, a deputada estadual Luana Ribeiro apresentou projeto de lei que institui o movimento “Junho Vermelho”, instituindo o mês dedicado à realização de campanhas de incentivo para a doação de sangue.
O projeto foca na conscientização da população sobre a importância da doação de sangue e estimula o aumento de doadores. “Vimos que os movimentos do 'Outubro Rosa' e 'Novembro Azul' que tratam, respectivamente, dos temas câncer de mama e de próstata são sucesso de mobilização. Então, este projeto quer causar o mesmo efeito, incentivando campanhas de doação de sangue e a conscientização de cada cidadão da importância da doação”, disse a parlamentar.
De acordo com Luana, o projeto visa ao incentivo no âmbito da administração pública, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas, respaldando-as.
Movimento nacional
O Movimento “Junho Vermelho” já é assunto de algumas campanhas de nível nacional.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que, no mínimo, 5% da população seja doadora. No Brasil, essa porcentagem não chega aos 2%. O mês de junho foi escolhido como precursor para o presente Projeto de Lei “Junho Vermelho” não por acaso, pois com a chegada das férias de julho há um aumento no número de acidentes nas estradas e nas praias, fazendo com que o número de pessoas que precisam de doação seja muito maior.