A presidente interina da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PR), presidiu sessão solene em Miracema do Tocantins, realizada nesta segunda, 07. Conforme a Constituição do Estado e o Regimento Interno da Assembleia, todos os anos, no dia 7 de dezembro, é realizada sessão solene em Miracema, então considerada novamente Capital do Estado. Estavam presentes o governador interino, Osires Damaso (DEM), a prefeita de Miracema do Tocantins, Magda Borba (PR), e do presidente da Câmara Municipal da cidade, Leal Júnior (PR).
Luana Ribeiro reforçou importância de Miracema na criação do Estado. “Neste dia estamos preservando a história e o berço do estado do Tocantins, porque Miracema foi a primeira capital do nosso Estado, foi quem acolheu o Estado em sua criação. Temos que valorizar esta terra e essa gente, pois somos todos tocantinenses”, disse, complementando que Miracema tem uma economia forte baseada na agricultura e pecuária e que acredita cada vez mais no crescimento do município.
Reivindicações
A sessão foi pautada por reivindicações da prefeita e do presidente da câmara. “Miracema, às vezes, é deixada de lado”, disse Leal Junior, e citou obras de construção da Delegacia Cidadã e do Hospital de Referência da cidade, ambas pendentes.
Mais enfática, a prefeita Magda Borba cobrou a transferência de “todos os órgãos estaduais para fazer de Miracema uma Capital de verdade”. Ela também solicitou apoio para a recuperação do asfalto do setor Filomena, o que, segunda ela, “Miracema não têm condições de fazer sozinha”, e a concessão de máquinas para a recuperação de estradas vicinais. Auxílio ao combate do mosquito transmissor do Zika vírus foi o terceiro pedido da prefeita.
Em seu pronunciamento, Damaso disse que o governador Marcelo Miranda (PMDB) atenderia aos pedidos não fossem as condições das contas públicas. “A prioridade do Estado é pagar a folha. Os 24 deputados trabalham por um Tocantins pujante. A Assembleia aprovou um pacote de aumento de impostos que, apesar de muito criticado, foi feito para atender a demandas como essas”, concluiu Damaso.
A pedido de Luana Ribeiro que, preocupada com o efeito da chuva na estrutura do plenário lotado, a solenidade terminou mais cedo. Ao encerrar a sessão, Luana lembrou de seu trabalho em favor da recuperação asfáltica na cidade e no campo de Miracema. “Também temos emendas para o Miracaxi e acredito que este ano serão liquidadas as nossas emendas”, disse.
Os secretários do Planejamento, David Torres, da Administração, Geferson Oliveira, da Casa Civil, Télio Ayres, e da Defesa Social, Gleidy Braga, o comandante da Polícia Militar, coronel Glauber Santos, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Manoel Pires, e os deputados Cleiton Cardoso (PSL) e Amália Santana (PT) também estiveram presentes. (com informações da Ascom AL)